You are here:   Articles
Register   |  Login

View Article

08

 

 

 

 

 

Imigração para os Estados Unidos

Consultoria para o Processo de Mudança e de Adaptação de Famílias

Vera Joffe, Ph.D., ABPP

Diplomata em Psicologia Clinica de Crianças e Adolescentes

Psicóloga Licenciada na Florida e Nova York

(www.verajoffe.com)

 

1.    Objetivo dos Serviço:  Fornecer famílias informação, consultoria, e apoio no processo da imigração nos aspectos de escolas, vida social, vida familiar, e de adaptação num novo pais.

 

2.    Plano de Trabalho:

 

a.    Primeiro Passo: Decisão de mudar para os Estados Unidos. Decisão do local em geral baseado em muitos fatores (transferência, família). Contato com a Dr. Vera para informação do interesse da mudança. Neste momento e feito um encontro de Skype, Face Time, ou Go to Meeting com a Dr. Vera Joffe com o objetivo de dar informação para a Dr. Vera sobre a vida familiar, escolas e anos que as crianças estão no momento, e outros fatores importantes para a família (como costumes sociais, extracurriculares, e também religiosos se for importante). Esta e uma reunião de mais ou menos 1.5 para 2 horas.  Se houver uma oportunidade, a Dr. Vera poderá ir para o Brasil para visitar as escolas que as crianças estão matriculadas no momento.

 

b.    Segundo Passo: A família informa a Dr. Vera sobre os possíveis locais de preferencia para a família morar. A Dr. Vera faz uma pesquisa das escolas publicas e particulares (se as famílias estão considerando as duas possibilidades) nos locais indicados pelos pais.

 

 

c.     Terceiro Passo: Os pais visitam os Estados Unidos. Ha sempre a duvida entre procurar casas antes, e depois se preocupar com as escolas. Mas isto as vezes leva a consequências difíceis. Então, e melhor fazer uma consultoria com a psicóloga antes de finalizar uma compra ou aluguel de uma moradia.  Antes da visita, a Dr. Vera marca horários para visitas de escolas. Caso houver uma criança com necessidades especiais (“disabilities”), a Dr. Vera terá que fazer uma pesquisa mais profunda sobre os melhores programas para crianças com estas características.

 

d.  Avaliação Psicológica: E necessária para certas escolas. Se a   criança tiver deficiências de aprendizagem ou outra dificuldade,  ela deve ser testada em Português. Se a criança foi indicada como “gifted”, então ela também terá que ser avaliada na Florida (ou no Estado onde irar morar) para que a avaliação seja reconhecida pela escolar publica ou particular da área.

 

e.    Quando Mudar? A melhor época para mudar e durante o verão nos Estados Unidos (meio do semestre no Brasil). Assim as crianças poderão ir a acampamentos locais para conhecer novos amigos que talvez irão estar em sua escolar e classe. Muitas escolas particulares não aceitam novos alunos em Janeiro. E também uma transição mais difícil para a criança porque os alunos já se conhecem e tem seus grupos de amigos  estabelecidos.

f.      Como escolher entre escolar publica e particular? A Dr. Vera avaliara a situação de cada criança e família, incluindo as áreas de moradia preferidas, mas também (e mais importante) os fatores das crianças como desenvolvimento, historia acadêmica, e fatores específicos de cada criança.

g.    Pais completam a aplicação para as escolas. Os documentos necessários para o registro serão também fornecidos a tempo.

h.    A Dr. Vera conhece as crianças numa visita aos Estados Unidos, ou no Brasil. O teste psicológico e feito quando necessário.

 

Depois da Mudança:

 

1.    Durante o verão, a família pode contatar a Dr. Joffe para uma reunião para rever os fatores da mudança, da escolha de escolar e outras atividades, e para que a família possa conversar sobre qualquer aspecto da mudança. E sempre importante saber que os pais também podem beneficiar de consultoria e de sessões para poderem conversar sobre os seus próprios fatores ou dificuldade de adaptação (como falta do apoio da família, de ajuda na casa, falta de socialização com amigos de muito tempo).

2.    No inicio do ano letivo: E oferecido apoio para os primeiros dias e semanas de aula para que os pais e filhos possam aprender “as novas regras” das escolas e de comunicação entre pais e professores. Por exemplo, muitas escolas tem o livro de “código de comportamento”, e este deve ser lido pelos pais e filhos para que eles entendam as regras da escola que podem ser diferente das escolas do Brasil.

 

Outros serviços da Dr. Vera Joffe:

 

1.    Terapia para pais e filhos desde infância (como de mães com depressão post parto), para crianças pequenas, de escolar elementar ate colegial. Terapia para adultos.

2.    Diagnostico de TDAH, Espectro de Autismo, Ansiedade, Depressão, Distúrbio de Oposição e de Desafio, problemas familiares, e de casal.

3.    Avaliações psicológicas para distúrbio de aprendizagem, de “gifted” e para acomodações para certas dificuldades.

4.    Consultoria para locais de trabalho sobre Sensibilidade Cultural no local de trabalho.

5.    Seminário para pães e mães sobre adaptação nos Estados Unidos (em Aventura, Coral Springs, e no Skype).

6.    A Dr. Vera Joffe e autora de vários livros escritos em Inglês, Português, e Espanhol.

Post Rating